Confira 4 atividades para crianças aprenderem muito desde cedo
8 de agosto de 2017
É possível aprender inglês brincando?
21 de agosto de 2017

Qual a relação do trabalho em equipe com o desenvolvimento da criança?

Durante a infância os pequenos passam por diversos processos de aprendizados e mudanças que farão parte da formação dos mesmos enquanto cidadãos.

E apesar de vivermos em tempos tecnológicos, em que a internet, celulares e computadores transformaram a maneira de relacionamento entre seres humanos, nada impede que o aprendizado ainda se dê de forma humanizada entre os alunos — inclusive, se feito de forma conjunta, os resultados podem ser ainda melhores!

Nesse sentido, uma das atividades que mais contribui para a construção dos valores, personalidade e desenvolvimento da criança é o trabalho em equipe. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o post!

Ajuda a despertar o sentimento de cooperação

A cooperação é um ato fundamental para que sejam concluídos projetos e para a resolução de problemas, portanto, despertar esse sentimento na infância é extremamente positivo, pois nessa fase estão sendo construídos os ideais do indivíduo.

Uma criança que não sabe cooperar, não sabe dividir e terá dificuldades de se relacionar. Por esse motivo, atividades em grupo devem sempre estar presentes no planejamento escolar, além de serem incentivadas em casa, com outras crianças da vizinhança, ou até mesmo em família.

Desenvolve a capacidade de liderar

Até mesmo as crianças mais tímidas podem se tornar grandes líderes. Atividades em grupo, principalmente as práticas, necessitam de um líder para que sejam realizadas, afinal, até mesmo para fazer uma brincadeira, alguém precisa tomar a atitude de começar a brincar. 

Essas situações fazem com que as crianças desenvolvam a capacidade de liderar, entre outras habilidades como a da comunicação, persuasão e inteligência emocional. Acima de tudo, o contato coletivo em prol de uma causa faz com que as crianças descubram o verdadeiro sentido do respeito ao próximo. 

Promove a socialização e bem-estar

Crianças que gostam de socializar com outras crianças serão bons amigos, bons parceiros e, consequentemente, excelentes profissionais.

E o trabalho em grupo, por sua vez, naturalmente será um estímulo para que isso ocorra e elas aprenderão desde cedo que a troca de experiências e conhecimentos com os outros é sempre válida. Ao se sentir confortável e bem consigo mesma, a criança conseguirá ser uma companhia agradável em qualquer lugar.

Ensina a tolerância

Ter a delicadeza de entender o lado das outras pessoas e respeitar as diferenças faz parte de ser tolerante. Crianças devem ser estimuladas para encontrarem alegria em servir o próximo com alegria, tolerância e amor. Ao trabalhar em grupo, elas aprendem a ser mais tolerantes, pois precisam conviver com o que é diferente e também aceitar as regras impostas.

Além disso, ao aprender a tolerância, a criança torna-se mais apta a lidar com frustrações, uma vez que entende a diversidade do mundo.

Como é possível notar, o trabalho em equipe proporciona inúmeros benefícios aos pequenos, tanto pensando em perspectivas presentes quanto em futuras, pois contribui para o desenvolvimento da criança e é uma ferramenta incrível para praticar o autoconhecimento — característica determinante para que se haja com confiança em qualquer etapa da vida. 

Ele resulta em adultos mais preparados na construção de uma sociedade mais justa, ética, unida e próspera. Gostou das dicas? Aproveite e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais posts como este!

Comentários

comentários