Uma das notícias mais comentadas nos últimos dias é a chegada do jogo mobile Pokémon Go ao Brasil. Lançado há cerca de um mês nos EUA, o game é um verdadeiro fenômeno midiático, social e comercial.
Por trás de toda a diversão propiciada por esse clássico dos anos 1990, a ascensão meteórica de Pokémon Go traz consigo um raio-x da nossa sociedade. Estamos vivendo em uma era de constantes e impactantes transformações. Cada dia mais, a tecnologia está presente em nossas rotinas, em nossa vida e em nossos afazeres.
O blog Ctrl+Play traz para você o por quê de tamanha popularidade do jogo e mais: a infinidade de possibilidades ofertada pela tecnologia.
O fenômeno Pokémon GO
Antes de tudo, Pokémon é uma série bastante conhecida e que se popularizou no mundo todo nos anos 1990. Já foram lançados vários jogos da franquia mas um em especial tem chamado atenção nos últimos tempos: o Pokémon GO. Lançado há cerca de um mês e produzido pela Niantic, o jogo traz consigo conceitos já presentes na área de tecnologia, mas que agora, invadiram de vez a vida das pessoas. Trata-se da realidade aumentada. Basicamente, realidade aumentada é a interação entre o mundo real e o digital. O Pokémon GO cria essa realidade através da Geolocalização, que capta as informações de local do jogador e cria uma interface baseada no entorno da pessoa. Aí é que está o grande diferencial do jogo. Para capturar os famosos monstrinhos, o jogador tem que sair pra rua! Os Pokémons estão espalhados aleatoriamente pela cidade e são encontrados pelo GPS do smartphone. Para capturá-los, utiliza-se a câmera. Além dos Pokémons, em alguns lugares funcionam como Pokestops, onde é possível capturar itens (em sua maioria, são pontos da cidade como praças e comércios) e Ginásios (onde é possível travar batalhas com outros jogadores).