Não é segredo que as crianças AMAM videogame, jogos e brincadeiras, né? Com as novas tecnologias, principalmente, este ambiente virtual vem conquistando cada vez mais espaço no nosso dia a dia e isso não exclui a escola, sabia? O uso de jogos na educação tem sido transformador para os pequenos por promoverem uma aprendizagem mais eficiente de forma mais atrativa.
A maioria das escolas já vem adotando este modelo de ensino porque é um método que engaja as crianças mais facilmente e, além disso, adota a lógica e o design de jogos analógicos ou eletrônicos para auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades que são essenciais para o futuro dos pequenos.
Este recurso pode ser uma solução eficiente para as crianças melhorarem seu desempenho na escola que possuem um ensino mais tradicional, já que um dos maiores problemas que os professores enfrentam hoje é o desinteresse dos alunos.
O emprego de jogos no aprendizado — também conhecido como gamificação na educação — pode ser um propulsor na vida escolar dos pequenos. Aulas com conteúdos mais complexos, como as matérias de exatas, passam a ser mais atrativas se os professores utilizarem no processo jogos para incentivar os alunos a resolver problemas ou memorizar fórmulas, por exemplo.
Isso desperta o interesse nos alunos, porque não é mais uma aula densa e “difícil”. Nesse sentido, as crianças conseguem ter uma nova perspectiva sobre a matéria, já que estão se divertindo durante as aulas.
Além de facilitar o processo de aprendizagem, essa gamificação na educação pode trazer muitos outros benefícios. Confira:
O diálogo passa a ser essencial para os alunos resolverem problemas ou situações adversas juntos.
As crianças passam a usar mais sua imaginação porque estão se divertindo e isso pode ajudar na hora de criar projetos em sala de aula.
Os games também trabalham a autoconfiança das crianças. Elas passam a ter mais autonomia para estudar, apresentar trabalhos ou até mesmo colaborar nos exercícios feitos em sala de aula.
Um dos principais benefícios da gamificação é que os alunos retém melhor os conteúdos estudados na escola. Ela para de “decorar” as matérias e passa a compreender até mesmo os conceitos mais complexos.
Os pequenos também passam a saber controlar melhor suas emoções a fim de alcançar algum resultado, ficam abertas a novas experiências em sala de aula e passam a ser mais resolutivas diante de obstáculos.
Não é tão difícil aplicar a gamificação na sala de aula quanto parece. O segredo é sempre pensar em formas novas de entregar o conteúdo, em um modelo mais interativo.
Quando o professor passar a matéria em sala de aula, ele pode usar uma mesa digital ou tablets para que os alunos reforcem o conteúdo aprendido com jogos ou aplicativos educativos.
Outra forma de aplicar a gamificação na educação é criar projetos ou desafios, separando a turma em grupos para que, assim, cada equipe desenvolva soluções com o que foi aprendido em sala de aula. Os professores podem até criar um ranking dos melhores projetos ou pontuar cada aluno de acordo com a melhor habilidade dele.
O mais importante neste processo é criar brincadeiras estimulando a participação dos alunos nas aulas. Já que as crianças amam videogames, porque não aproveitar essa oportunidade para ensinar coisas novas e essenciais para elas de forma divertida? 😊
Assine a nossa newsletter para ter acesso a mais dicas e novidades da Ctrl+Play!